Definição:
SIG (Sistemas de informação gerencial): É o estudo dos sistemas de informação nas empresas e
na administração, dão suporte ao nível gerencial através de relatórios,
processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados a eventos
internos, apoiando o planejamento controle e decisão, dependem dos SPT
para aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e dados básicos
periodicamente.
Esses sistemas sintetizam, registram e
relatam a situação em que se encontram as operações da organização, dando aos
gerentes subsídios para o controle da qualidade e da obtenção das metas
estipuladas.
Os dados que constituem a base deste
sistema são coletados a partir dos SPT e resumem as operações
realizadas pela empresa, mostrando a realidade da empresa num período já
transcorrido. Estes dados são processados de forma a permitir
a comparação com outros dados de mesma categoria ou com metas
preestabelecidas. Estes dados constituem bancos de dados que apresentam
somente valores que determinados indicadores tiveram ao longo do tempo.
Como resultado, são gerados relatórios e
gráficos que permitem monitorar, a partir de determinados indicadores, uma
determinada área. Esses relatórios podem ser programados
previamente ou podem ser gerados por demanda, que são emitidos
mediante solicitação. O feedback desses sistemas permitem verificar
se uma determinada área vem alcançando as metas estipuladas ou se alguma
situação incomum está ocorrendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário