Definição:
(Sistemas de Apoio ao Executivo): Atendem mais ao nível gerencial, os gerentes que
tem pouco ou nenhuma experiência com computadores, servem para tomar decisões
não rotineiras que exigem bom senso avaliação e percepção. Criam um ambiente
generalizado de computação e comunicação em vez de aplicações fixas e
capacidades específicas.
Projetados para incorporar dados externos como leis
e novos concorrentes, também adquirem informações dos SIG e SAD a
fim de obter informações resumidas e úteis aos executivos, não somente em forma
de textos, mas também gráficos projetados para solucionar problemas específicos
que se alteram seguidamente, através de modelos menos analíticos.
Ele é formado por estações de trabalho, menus
gráficos, dados históricos e de concorrentes, bancos de dados externos, e
possuem fácil comunicação e interface.
SAE tem por finalidade aumentar a produtividade pessoal
dos trabalhadores que manipulam as informações de um escritório. Ex.: BrOffice,
Microsoft Office, etc. Ajudam as atividades de escritório, tais como preparação
e comunicação da correspondência.
Exemplos:
- Editores de texto
- Sistema de correio eletrônico
- Grupos de Notícias
- Correio de voz
- Sistemas multimídia
- Sistemas de Informação Distribuídos
- Vídeo conferência
Tendência: Compartilhamento de informações. Obstáculos à
difusão dos SAE: dificuldade de integrar componentes (diferentes
padrões). Custo de armazenar informações não usuais (imagens, som, vídeos).
A necessidade do nível de conhecimento da empresa é
suprida pelos sistemas de trabalho do conhecimento e de automação de
escritório. Segundo BATISTA (2004, p. 24), a definição que se aplica ao SAE é
descrita da seguinte forma: "... toda e qualquer tecnologia de informação
que possui como objetivo principal aumentar a produtividade pessoal dos
trabalhadores que manipulam as informações de
escritório".
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