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terça-feira, 30 de junho de 2015

Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE's)

Definição:
(Sistemas de Apoio ao Executivo): Atendem mais ao nível gerencial, os gerentes que tem pouco ou nenhuma experiência com computadores, servem para tomar decisões não rotineiras que exigem bom senso avaliação e percepção. Criam um ambiente generalizado de computação e comunicação em vez de aplicações fixas e capacidades específicas.
Projetados para incorporar dados externos como leis e novos concorrentes, também adquirem informações dos SIG e SAD a fim de obter informações resumidas e úteis aos executivos, não somente em forma de textos, mas também gráficos projetados para solucionar problemas específicos que se alteram seguidamente, através de modelos menos analíticos.
Ele é formado por estações de trabalho, menus gráficos, dados históricos e de concorrentes, bancos de dados externos, e possuem fácil comunicação e interface.
SAE tem por finalidade aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de um escritório. Ex.: BrOffice, Microsoft Office, etc. Ajudam as atividades de escritório, tais como preparação e comunicação da correspondência.
Exemplos:

  • Editores de texto
  • Sistema de correio eletrônico
  • Grupos de Notícias
  • Correio de voz
  • Sistemas multimídia
  • Sistemas de Informação Distribuídos
  • Vídeo conferência

Tendência: Compartilhamento de informações. Obstáculos à difusão dos SAE: dificuldade de integrar componentes (diferentes padrões). Custo de armazenar informações não usuais (imagens, som, vídeos).
A necessidade do nível de conhecimento da empresa é suprida pelos sistemas de trabalho do conhecimento e de automação de escritório. Segundo BATISTA (2004, p. 24), a definição que se aplica ao SAE é descrita da seguinte forma: "... toda e qualquer tecnologia de informação que possui como objetivo principal aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de escritório". 

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