O que é Governança Corporativa?
Existem muitas definições para o
termo Governança Corporativas, mas nada melhor do que buscar a
definição de um órgão especializado no assunto, certo? Assim, o Instituto
Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define a Governança
Corporativa como:
Objetivos da Governança
Corporativa
Em sua essência, a Governança
Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a
confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um
conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento,
a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado
com o interesse dos acionistas.
Características e ferramentas
São 8 as principais
características da “boa governança“, veja:
1.
Participação
2.
Estado
de direito
3.
Transparência
4.
Responsabilidade
5.
Orientação
por consenso
6.
Igualdade
e inclusividade
7.
Efetividade
e eficiência
8.
Prestação
de conta (accountability)
É importante destacar, também, as
principais ferramentas utilizadas na Governança Corporativa, que
asseguram o controle da propriedade sobre a gestão, são elas: o conselho de
administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.
Benefícios da Governança
Corporativa
A boa Governança
Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico
sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas, além de maior
acesso a fontes externas de capital. Por estes motivos, torna-se tão importante
ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de
qualidade. Evitando-se assim diversos fracassos empresariais decorrentes
de:
· Abusos de poder – Do acionista controlador
sobre minoritários, da diretoria sobre o acionista e dos administradores sobre
terceiros;
· Erros estratégicos – Resultado de muito poder
concentrado no executivo principal;
· Fraudes – Uso de informação
privilegiada em benefício próprio, atuação em conflito de interesses.
Desta forma, se tornou notável
que, nos últimos anos, a adoção das melhores práticas de Governança
Corporativa tem se expandido tanto nos mercados desenvolvidos quanto
em desenvolvimento. Disseminando as práticas e atraindo investimentos aos
negócios e aos países.
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