Translate

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sistema de Informação


Sistemas de informação nada mais e que conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informações e divulga-las de forma adequada dependendo dos objetivos de uma organização ou empresa. Contem componentes humanos, organizacionais e tecnológicos.
Seus componentes humanos são: Programadores ou analista de sistema, equipe de T.I. e usuários.
Seus componentes organizacionais são: estrutura, procedimentos, ambiente, política empresarial, processos de negócios, decisões dos gestores, estratégias.
Seus componentes tecnológicos: programas (os mais conhecidos pelos próprios usuários são planilhas eletrônicas, programas de processamento de texto e programas de folha de pagamento) procedimentos, protocolos, sistemas operacionais e etc
Já um profissional graduado em Sistema de Informação: é um programador que escreve e cria programas de computador para usuário ou para si mesmo, sendo que e usado muito por empresas quer sejam grandes ou pequenas.
Costuma-se dizer que tudo é possível no mundo virtual, tudo depende da capacidade do programador e do hardware disponível e não esquecendo do software que tem ao seu dispor tem que ter uma capacidade razoável para não travar em meio a programação.

Existem diversos tipos de Sistema de Informação. Os mais importantes e usados por empresas são:
  • ERP (Enterprise Resource Planning que seria Planejamento de Recurso Corporativo) são exemplos de de sistemas que foram feitos por programadores para empresas venderam para outras empresas ou usarem para si.
  • SPTs (Sistemas de Processamento de Transações)são sistemas integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc...
  • STCs (Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento) são sistemas que atendem necessidades do nível de conhecimento envolvendo pessoas com formação universitária como engenheiros, cientistas e trabalhadores de dados que possuem educação inferior como secretárias, contadores, arquivistas etc.
  • SAE (Sistemas de automação de escritório) são sistemas que coordenam e comunicam diversas unidades, trabalhadores, e fontes externas como clientes e fornecedores.

Existem diversos mais fiz questão de colocar os mais conhecidos e usados por empresas e pelos próprios usuários. Irei postar mais adiante um post contendo todos os Sistemas de Informação com as definições e características de cada um.






Mais informações visite esta página pós lá contém alguns sistemas e suas definições.  http://www.oficinadanet.com.br/artigo/738/tipos_de_sistemas_de_informacao_na_empresa