Sistemas de informação
nada mais e que conjunto organizado de elementos, podendo ser
pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes
elementos interagem entre si para processar informações e divulga-las de forma adequada dependendo dos objetivos de uma organização ou
empresa. Contem componentes humanos, organizacionais e tecnológicos.
Seus componentes humanos são:
Programadores ou analista de sistema, equipe de T.I. e usuários.
Seus componentes organizacionais são: estrutura,
procedimentos, ambiente, política empresarial, processos de negócios, decisões
dos gestores, estratégias.
Seus componentes tecnológicos:
programas (os mais conhecidos pelos próprios usuários são planilhas eletrônicas,
programas de processamento de texto e programas de folha de pagamento) procedimentos,
protocolos, sistemas operacionais e etc
Já um profissional graduado em Sistema
de Informação: é um programador que escreve e cria programas de
computador para usuário ou para si mesmo, sendo que e usado muito por
empresas quer sejam grandes ou pequenas.
Costuma-se
dizer que tudo é possível no mundo virtual, tudo depende da
capacidade do programador e do hardware disponível e não esquecendo
do software que tem ao seu dispor tem que ter uma capacidade razoável
para não travar em meio a programação.
Existem
diversos tipos de Sistema de Informação. Os mais importantes e
usados por empresas são:
- ERP (Enterprise Resource Planning que seria Planejamento de Recurso Corporativo) são exemplos de de sistemas que foram feitos por programadores para empresas venderam para outras empresas ou usarem para si.
- SPTs (Sistemas de Processamento de Transações)são sistemas integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc...
- STCs (Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento) são sistemas que atendem necessidades do nível de conhecimento envolvendo pessoas com formação universitária como engenheiros, cientistas e trabalhadores de dados que possuem educação inferior como secretárias, contadores, arquivistas etc.
- SAE (Sistemas de automação de escritório) são sistemas que coordenam e comunicam diversas unidades, trabalhadores, e fontes externas como clientes e fornecedores.
Mais
informações visite esta página
pós lá contém
alguns sistemas e suas definições.
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/738/tipos_de_sistemas_de_informacao_na_empresa
Nenhum comentário:
Postar um comentário